There is no category chosen or category doesn't contain any items

O Professor, historiador e pesquisador Rodolfo Alves Pereira, ministra aulas de História, na Escola Estadual Luiz Salgado Lima, em Leopoldina-MG. Durante o ano de 2019, o Professor Rodolfo desenvolveu o projeto “Estudo sobre a história dos tributos e a importância dos impostos para o desenvolvimento social na contemporaneidade” com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”.

Segundo o Professor Rodolfo, “considerando a relevância dos tributos para a sociedade, a emergência de formar cidadãos e conscientizá-los acerca da importância de compreender o sistema tributário nacional e sua finalidade, idealizamos e executamos o presente projeto”.

Por ser um grande incentivador da pesquisa foram propostas diversas atividades, dentre elas: a pesquisa, produção de textos, visitas técnicas, entrevistas, debates e apresentação de trabalhos sobre temas como corrupção, sonegação fiscal e o mau uso das verbas públicas. O desenvolvimento dessas atividades possibilitou aos alunos o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil, experiências fundamentais para a formação de adolescentes partícipes, conscientes e defensores de uma sociedade justa e democrática.

Desde 2012. a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), realiza o Prêmio Nacional de Educação Fiscal voltado para escolas – públicas e privadas –; instituições – universidades, Organizações Não Governamentais, Prefeituras, Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada –: imprensa e  projetos da área de tecnologia, com o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar ações empreendedoras as quais atuam com as temáticas da função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos à sociedade,

Em sua oitava edição, o Prêmio bateu um recorde de participações com 331 trabalhos de todo o pais- 216 escolas, 85 instituições, 18 reportagens e 12 projetos de tecnologia. Dentre os 331 trabalhos inscritos, 19 foram selecionados e, um destes foi o projeto do Professor Rodolfo “Estudo sobre a história dos tributos e a importância dos impostos para o desenvolvimento social na contemporaneidade” com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental”.

No dia 28 de novembro de 2019 aconteceu a solenidade de premiação, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), em São Paulo. Como não poderia ser diferente, o Professor Rodolfo ficou com o primeiro lugar.

Queremos parabenizar a todos os alunos que participaram do projeto e, em especial, queremos parabenizar o Professor Rodolfo que, através do seu compromisso com uma educação de qualidade e da crença no potencial de seus alunos, tem contribuído para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

Parabéns, Professor Rodolfo! Agradecemos imensamente todo o seu empenho e dedicação. Para nós, da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, é um orgulho tê-lo como professor de História, componente curricular tão importante na formação de cidadãos, na Escola Estadual Luiz Salgado Lima.