Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, realizou o III Seminário Regional Escolas Inovadoras – “Por uma Pedagogia do Diálogo, da Inspiração e da Transformação”, no CEFET/Campus Leopoldina.

Após duas edições, em 2017 e 2018, o evento chega à 3ª edição com o objetivo de destacar práticas exitosas dos educadores da região, inspirando-os através da apresentação de projetos inovadores desenvolvidos nas escolas, considerando a promoção da aprendizagem significativa e transformadora para os estudantes.

O evento contou com o apoio e a parceria de instituições educativas e membros da comunidade local, tendo como foco as práticas que buscaram favorecer o desenvolvimento das dez competências gerais previstas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC, articuladas à aquisição dos conteúdos apresentados pelo currículo de cada rede de ensino e cada instituição educativa dos dez municípios da circunscrição.

Após análise da equipe pedagógica da SRE Leopoldina, dentre mais de 120 projetos inscritos conforme Edital, 40 foram selecionados para serem apresentados nos dois dias, através de rodas de conversas mediadas por educadores da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Faculdades Integradas de Cataguases – FIC/UNIS, SRE e escolas.

No dia 26, o evento contou com a participação da gestora escolar do Estado do Espírito Santo, Marlúcia Brandão que realizou uma palestra com o Tema “Gestão Escolar: Desafios do Cotidiano”.

No dia 27, o antropólogo, educador e folclorista Tião Rocha abordou o tema “A trajetória do Educador enquanto Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, Olhares e Concepções”.

O evento contou, também, com a participação de integrantes do Projeto Girarte e do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.