×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

 

 

 

Educadores podem  se inscrever por meio deste link.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) anunciam o lançamento da Formação em Serviço para Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos eixos estratégicos do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.

O evento ocorre no dia 12 de março, às 19h, e marca o início dos Círculos de Cultura, metodologia que alia formação teórica e prática para educadores da Educação de Jovens e Adultos. A Aula Inaugural do Círculo de Cultura Virtual, intitulada “Concepção de Educação Popular e Círculos de Cultura”, está com inscrições abertas para educadores de todo o país, que podem se inscrever por meio deste link.

A iniciativa faz parte da Ação 7 - Formação de Professores e Gestores, prevista no Pacto Nacional, e tem como objetivo qualificar docentes e gestores da EJA, promovendo a ampliação do acesso à educação e a melhoria do ensino para jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica. A formação será ofertada pelo IFFar, com encontros quinzenais, e estruturada em três eixos centrais:

    >> Oficina em Preparação aos Círculos de Cultura – voltada para formadores regionais e coordenadores da EJA.
    >> Círculos de Cultura Virtuais e Presenciais – encontros voltados a professores da EJA e gestores escolares com encontros virtuais e serão transmitidos pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube.
    >> Curso Autoinstrucional na plataforma AVAMEC – formação online, aberta a todos os profissionais da educação.



Desafios e impacto da qualificação docente na EJA
A necessidade de formação contínua de professores e gestores da EJA é urgente diante dos desafios enfrentados por essa modalidade de ensino no Brasil. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, há 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas. Além disso, segundo a PNAD Contínua (2023), 68 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais não concluíram a educação básica. A taxa de analfabetismo entre a população negra, por exemplo, é mais que o dobro da registrada entre pessoas brancas.

Além disso, 1.009 municípios brasileiros não possuem oferta de EJA, e 81% das pessoas privadas de liberdade não concluíram a educação básica. Esses dados reforçam a importância de iniciativas como o Pacto Nacional, que busca promover o acesso à educação e combater as desigualdades estruturais no ensino.



Formação como caminho para a transformação social

A formação de professores é considerada um dos pilares para o sucesso do Pacto Nacional. O modelo de Círculos de Cultura, inspirado nas metodologias de Paulo Freire, promove um espaço de aprendizagem compartilhada, valorizando as experiências dos educadores e dos próprios estudantes.

Com a participação ativa dos professores e gestores da EJA, o programa pretende impactar milhares de educadores e estudantes em todo o Brasil, fortalecendo a política pública de alfabetização e qualificação da EJA.

Sobre o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos
É uma política pública que visa erradicar o analfabetismo, elevar a escolaridade da população e ampliar a oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino. Além disso, busca garantir maior acesso à educação para estudantes privados de liberdade e expandir a EJA integrada à educação profissional, possibilitando melhores oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.

 

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina
Avenida Getúlio Vargas, 261
Bairro:Centro Leopoldina- MG
Cep: 36700000
Telefone: (32) 34492350