Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

A equipe de Educação Ambiental, Íris Meirelles e Sirley Carvalho com o presidente da ASCAMARE Leopoldina, Gean Freitas.

Desde 2012 a coleta seletiva foi implantada no prédio da SRE Leopoldina, com foco na inclusão socioambiental e conta com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Leopoldina, ASCAMARE. Nesses dez anos foi notável a mudança de comportamento nos servidores que aderiram ao projeto e observa-se que foi minimizada a quantidade de rejeitos enviados para o lixo.

Com o envolvimento dos servidores no processo, a redução, a reutilização e a separação dos materiais recicláveis passam a ter uma importância que leva a reflexão sobre a prática de hábitos de consumo sustentável.

São separados papéis, plásticos, metal, vidro e óleo de cozinha usado, em recipientes colocados em pontos estratégicos de cada andar do prédio que atendendo a Lei nº 12.305/2010 normatiza que os resíduos recicláveis, descartados pelas instituições públicas sejam separados na fonte e destinados às associações de catadores. A Lei nº 16.689/2007 tem a coleta seletiva integrando as atividades de educação ambiental nas redes de ensino e a doação para as associações de catadores.

Esse projeto pode e deve ser estendido às instituições de ensino. As escolas públicas e particulares que apresentarem interesse, podem fazer contato para receberem as orientações e adotarem um catador.

Contatos:

• ASCAMARE, presidente Gean Freitas, (32)98806-4330 atende Leopoldina;
  • ACRAP, presidente Dário Gomes, (32)2010 5881 Whatsapp, atende Além Paraíba, Estrela Dalva, Pirapetinga, S.A .Aventureiro e Volta Grande;
  • São duas associações em Cataguases: Cruzelina e Natan;
  • ACRAP, Recreio - Danilo, (32) 99951 7122.