Estudantes da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, organizados pela professora Xênia, realizaram atividades voltadas ao autocuidado dos adolescentes do Ensino Médio. Os alunos participaram desenvolvendo experiências e atividades que demonstram os efeitos do tabagismo e sua prevenção.
Foram feitas boas práticas de prevenção para os temas que cercam o uso da nicotina e seus efeitos nocivos.
O tema foi desenvolvido em 4 etapas com experiências práticas e debates. Na 1ª etapa, constituiu-se na mobilização dos alunos sobre o consumo do tabaco. Uma roda de conversa para identificar o que os alunos sabiam sobre a nicotina, tabagismo, dependência química e problemas de saúde acarretados pelo consumo.
Na 2ª etapa, foram desenvolvidas palavras de confiança com uso de recursos digitais para prevenção. Juntamente com apresentações de vídeos e slides de profissionais da saúde acerca dos malefícios a longo prazo do uso de substâncias nocivas. Para a 3ª etapa, aconteceu a elaboração de cartazes, música e apresentação do tema tabagismo. E na 4ª e última etapa, uma avaliação através do Google forms desenvolvido dentro laboratório de informática da escola.
O objetivo é reforçar “As Ações do PSE” de sensibilização e mobilização da população escolar e familiar para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. As intervenções educativas nas escolas, durante todo ano letivo, direcionadas aos adolescentes de 12 a 17 anos tem significado na prevenção e esclarecimento para a vida saudável dos estudantes.
Portanto, debater sobre os efeitos do tabagismo e compreender as armadilhas que os jovens estão expostos são o caminho para garantir o sucesso dos nossos estudantes.
Combate e Tratamento ao Fumo ligar para o número 136, para mais informações.
Cátia C.P. do Carmo
Iris Meirelles
Equipe PSE/DIRE/DIVEP/SRE-Leopoldina