A equipe de Educação Ambiental, Íris Meirelles e Sirley Carvalho com o presidente da ASCAMARE Leopoldina, Gean Freitas.
Desde 2012 a coleta seletiva foi implantada no prédio da SRE Leopoldina, com foco na inclusão socioambiental e conta com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Leopoldina, ASCAMARE. Nesses dez anos foi notável a mudança de comportamento nos servidores que aderiram ao projeto e observa-se que foi minimizada a quantidade de rejeitos enviados para o lixo.
Com o envolvimento dos servidores no processo, a redução, a reutilização e a separação dos materiais recicláveis passam a ter uma importância que leva a reflexão sobre a prática de hábitos de consumo sustentável.
São separados papéis, plásticos, metal, vidro e óleo de cozinha usado, em recipientes colocados em pontos estratégicos de cada andar do prédio que atendendo a Lei nº 12.305/2010 normatiza que os resíduos recicláveis, descartados pelas instituições públicas sejam separados na fonte e destinados às associações de catadores. A Lei nº 16.689/2007 tem a coleta seletiva integrando as atividades de educação ambiental nas redes de ensino e a doação para as associações de catadores.
Esse projeto pode e deve ser estendido às instituições de ensino. As escolas públicas e particulares que apresentarem interesse, podem fazer contato para receberem as orientações e adotarem um catador.
Contatos:
- ASCAMARE, presidente Gean Freitas, (32)98806-4330 atende Leopoldina;
- ACRAP, presidente Dário Gomes, (32)2010 5881 Whatsapp, atende Além Paraíba, Estrela Dalva, Pirapetinga, S.A .Aventureiro e Volta Grande;
- São duas associações em Cataguases: Cruzelina e Natan;
- ACRAP, Recreio - Danilo, (32) 99951 7122.