A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) entende que nada substitui a relação presencial entre aluno e professor em sala de aula, mas em um momento de isolamento social e que o foco é a segurança e saúde de todos, novas estratégias devem ser colocadas em prática. Por isso, a SEE realizará nas próximas semanas o retorno gradual dos profissionais da educação e alunos. Importante destacar que as escolas permanecem fechadas e que as atividades serão realizadas de forma remota. As informações foram dadas neste sábado (11/4) em vídeo gravado pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.
Conforme foi anunciado na última quinta-feira (9/4), no dia 14 de abril iniciam o teletrabalho diretores, vice-diretores, secretários de escola, coordenador de escola, Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB) e os Inspetores Escolares.
Já na semana seguinte, no dia 22 do mesmo mês, os professores e especialistas da educação básica também iniciarão teletrabalho.
E no dia 4 de maio, será a vez dos alunos da rede estadual de ensino retomarem os estudos também de forma remota. Todo o planejamento foi feito pensando na segurança da saúde de toda comunidade escolar e seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde.
No vídeo, a secretária Julia reforça que as atividades que serão realizadas de forma remota pelos educadores. “Professores e especialistas terão a oportunidade de se aproximar das diferentes ferramentas que temos pensado com todo carinho para esse período de isolamento social na garantia que o processo de ensino e aprendizagem seja feito da forma mais inclusiva possível. O detalhamento de todas as medidas será divulgado na próxima semana”.
Julia destaca ainda que as ferramentas e estratégias foram pensadas de modo a promover a máxima inclusão e que a elaboração do material contou com a contribuição de diversas instituições e órgãos envolvidos na educação de Minas Gerais e com o apoio de professores das redes estadual e municipais. “Essa foi a forma mais inclusiva e cuidadosa de garantirmos a continuidade da aprendizagem dos nossos estudantes. Contamos com o apoio de cada um dos professores que poderão incrementar o material que foi preparado com muito cuidado”, afirmou a secretária.
Por fim, a secretária pediu o apoio dos pais e responsáveis, alunos e profissionais da educação na implementação das ferramentas e metodologias propostas pela SEE. “Estaremos atentos e empenhados para sempre dar o suporte que for necessário a todo esse processo que é bem novo pata todos nós, mas também muito importante”, conclui.
Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10835-em-video-secretaria-julia-sant-anna-traz-informacoes-sobre-a-previsao-de-inicio-das-atividades-remotas-para-servidores-e-alunos-das-escolas-estaduais Acessado em:11/04/2020