Prezados (as) Diretores (as) e Educadores (as) da Rede Estadual de Ensino,

é com muita alegria e confiança que iniciaremos o ano escolar, a partir de 03/02/2020. Durante cinco dias, a equipe pedagógica de cada escola irá promover momentos de análise, estudos e  planejamentos das principais ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo, considerando sempre o foco na aprendizagem, controle da frequência e a formação integral dos estudantes, através da gestão democrática e participativa.

Para estes momentos, algumas orientações pedagógicas foram enviadas pela SEEMG/SRE Leopoldina, com destaque para o do documento norteador Programa Gestão pela Aprendizagem que evidencia o estudo sistemático do Currículo Referência de Minas Gerais –CRMG, a ser implementado nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2020, os Planos de Curso Bimestrais disponibilizados no drive e a revisão coletiva da minuta do Projeto Político Pedagógico construído, coletivamente em 2019, através dos Itinerários Avaliativos.

Além destes e do planejamento específico de cada escola para atender sua realidade local, outros documentos são muito importantes para a apropriação de todos (as), como a Resolução SEE nº 4254/2019 que estabelece o Calendário Escolar para 2020, Resolução SEE nº4234/2019 que trata das Matrizes Curriculares, Resolução SEE nº 4256/2020 que normatiza e organiza a Educação Especial, Resolução SEE nº 4055/2018 que dispõe sobre o SIMADE e DED e os Documentos Orientadores da Educação Integral no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A equipe da SRE Leopoldina deseja a todos (as) muito sucesso em 2020, que a união, o comprometimento e a boa vontade coletiva continuem nos guiando diante dos desafios, lembrando sempre que estaremos sempre à disposição, cumprindo nosso papel articulador entre SEE e escolas.

Sejam todos (as) bem-vindos (as) às atividades escolares! Forte abraço!

Ana Paula de Moura Ferreira Dias

Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina