Informamos que estão abertas até 30 de junho as inscrições para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, programa de educação para democracia da Câmara dos Deputados voltado para estudantes do ensino médio de todo o Brasil. Desde 2004, o PJB proporciona uma experiência de aprendizagem focada na juventude, que tem espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Os participantes desenvolvem habilidades para o aprimoramento da participação política e para o exercício de uma cidadania ativa.

Em 2023, o programa traz uma nova proposta aos jovens do ensino médio. Nesta 18ª edição, o tema do PJB será “A Educação que queremos”. O(a) estudante é convidado(a) a escolher um aspecto do tema que o (a) mobiliza: “o que é importante transformar na educação?”.  A jornada de aprendizagem inicia com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Além disso, nesta fase exploratória, deve ser feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local. Após essa etapa exploratória, compreendendo bem a questão e os caminhos a seguir, o(a) jovem tem a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado. Ao final do processo, em Brasília, o desafio dos participantes é fazer ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados.