Em 2020, celebramos os 300 anos do Estado de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, através das escolas estaduais da circunscrição, participou desta importante homenagem ao nosso Estado.
A partir do Plano de Estudo Tutorado - "PET Comemorativo dos 300 Anos", elaborado cuidadosamente pela Secretaria de Estado de Educação e desenvolvido pelos professores e estudantes através de atividades interdisciplinares, recordamos nossa importante história, as belezas e os encantos que caracterizam Minas Gerais, resgatando e valorizando nosso território e nossa gente. A comemoração do tricentenário do nosso Estado buscou atender, inclusive, a Lei 11.988/09 - que estabeleceu a Semana de Educação Para a Vida no calendário escolar, e a Lei 10.639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Base da Educação, tornando obrigatório o ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Considerando os eixos e as atividades propostas no "PET Comemorativo dos 300 Anos", os estudantes matriculados nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental elaboraram desenhos representativos sobre o Estado, promovendo o desenvolvimento da linguagem e do pensamento espacial da criança, estimulando a expressão de seus conhecimentos, sentimentos e reflexões.
Para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a proposta envolveu a escrita de cartas, considerando também as representações de Minas Gerais, a partir dos conteúdos estudados, percepções e experiências pessoais.
Na Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, o envolvimento na celebração dos 300 anos de Minas Gerais foi bastante significativo, com expressivos desenhos e cartas aqui organizadas e apresentadas nas páginas seguintes, retratando os múltiplos olhares de crianças e jovens das escolas estaduais dos dez municípios da circunscrição.
Agradecemos a participação de todos e convidamos você a ingressar nesta sensível e interessante viagem pelo nosso Estado.
Parabéns, comunidade escolar!
Parabéns, povo mineiro!