O dia 06 de dezembro de 2023 foi marcado pelo 2º Seminário de Iniciação Científica na Educação Básica da SRE Leopoldina edição 2023/2024.

Os 4 núcleos de pesquisa atuantes nesta regional estão em fase de elaboração e com previsão de conclusão em dezembro de 2024, sendo este encontro um alinhamento de como está a trajetória de cada projeto e contando com a participação dos alunos pesquisadores da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Sebastião Cerqueira e Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, os professores orientadores Daniela Werneck Ladeira Réche, Janaína Célia Rodrigues, Jeane Teixeira Alves e Pedro Henrique Almeida Cortat de Paula, os tutores Jeferson da Silva Prado e Dulce Mírian Veloso Carcereri, o curador Wendel Oliveira Batista e representando o núcleo gestor da Secretaria de Estado de Educação, a servidora Mara Letícia Martins.

Os trabalhos desenvolvidos nos núcleos de pesquisa têm oportunizado experiências únicas para os estudantes, desde a participação da comunidade do entorno no desenvolvimento das ações, bem como a participação em feiras de iniciação científica, ações que estimulam o protagonismo dos estudantes e a proposição de soluções para as demandas apresentadas.

Após a apresentação do desenvolvimento das pesquisas os tutores e o curador salientaram a importância da participação dos estudantes em ações como estas, parabenizando os estudantes pelas apresentações dos trabalhos e dando orientações para os próximos passos e parabenizando as equipes pelo ineditismo das temáticas apresentadas.

A analista educacional da SEE, Mara Letícia Martins parabenizou os estudantes e profissionais envolvidos no desenvolvimento das pesquisas, dizendo da importância deste programa tanto para os estudantes quanto para a produção de pesquisa dentro das escolas mineiras.

Na oportunidade celebramos, além dos ricos relatos dos estudantes, a conquista do 3º lugar geral na área Linguística, Letras e Artes com o tema Os femininos na literatura: Como as mulheres se apresentam e são representadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Daniela Werneck Ladeira Réche na Feira Mineira de Iniciação Científica pelo núcleo de Iniciação Científica da E. E. Luiz Salgado Lima.