No dia 14 de novembro, foi realizada a roda de conversa da SRE-Leopoldina, nas Faculdades Doctum, oportunizando, também, o II Encontro com a Juventude desta jurisdição. O momento foi de aprofundamento de vínculos e da proposta de trabalho com a Juventude, envolvendo a participação dos professores referência e representantes das escolas de Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental que participaram do I Encontro da Juventude desta Regional.

O foco das rodas de conversa deste ano é a discussão sobre o currículo do Ensino Médio, a fim de levantar propostas de estudantes e professores que possam orientar a construção da política educacional, no âmbito estadual, voltada para esta etapa da educação.

Durante o encontro, toda a metodologia recebida em Jaboticatubas, no II Encontro Estadual da Juventude - para os coordenadores da Juventude de cada SRE e para dois estudantes eleitos como representantes da SRE - foi repassada com os representantes estudantis para que eles contribuam com a equipe pedagógica das escolas na realização das rodas de conversa.

Destaca-se a participação dos representantes da SRE – Danilo Flores Gaby (EE Omar Resende Peres) e Ygor Souza Silva (EE Prof Botelho Reis)– na roda de conversa e dos representantes – Lauren Pereira Valverde e Victor Reis Rodrigues (EE Luiz Salgado Lima) – convidados para falar sobre o percurso de criação do grêmio estudantil, além da coordenadora da Juventude, Claudia Helena e demais servidores da Divisão Pedagógica da Sre Leopoldina.

Destaca-se, também, reflexões e proposições surpreendentes e expressas com liberdade realizadas pelo grupo dos representantes estudantis e professores, apresentando sugestões para o Ensino Médio conforme a visão educacional destes segmentos.