A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina (SRE) estão unidas em um objetivo comum: promover a educação ambiental. Durante reunião on-line promovida no dia 16 de fevereiro, foi apresentado o Programa de Educação Ambiental - PEA/2022. Participaram do encontro virtual Maria José Marques Ferreira (Diretora Educacional), Juliana Ribeiro (supervisora Divisão Equipe Pedagógica), Iris Meirelles e Sirley Carvalho (Equipe Educação Ambiental da SRE) e Bárbara Mariquito (Técnica em Meio Ambiente – Trust Sustentabilidade) e Larissa Mariano (Analista Ambiental – CBA), ambas responsáveis pelo Programa de Educação Ambiental da CBA.

O PEA objetiva conscientizar e sensibilizar quanto ao uso racional dos recursos naturais, estimulando a adoção de práticas sustentáveis individuais e coletivas, por meio da oferta dos cursos “Conhecendo a CBA”, “CBA com a Comunidade” e “Atualização em Educação Ambiental”. Estes cursos são destinados aos estudantes e professores das escolas estaduais de Cataguases e Itamarati de Minas, municípios da área de abrangência da Companhia.

O “PROJETO CONHECENDO A CBA” visa realizar a aproximação da comunidade à realidade da empresa, no intuito de ampliação e conhecimento ambiental, através da divulgação de conteúdos digitais lúdicos que possibilitam a compreensão dos processos realizados desde a mineração até a produção do alumínio e de visita à empresa.

O processo produtivo e as ações de mitigação e compensação ambiental estão previstos no “PROJETO CBA COM A COMUNIDADE”, despertando a consciência ecológica e sensibilizando para a compreensão da problemática ambiental com a divulgação de conteúdos digitais lúdicos e aulas online.

Em abril acontecerá o “CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, que oferecerá metodologias inovadoras que contemplam a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade. Os profissionais da educação serão os mobilizadores da comunidade escolar aplicando práticas ambientais e sustentáveis de proteção ao meio ambiente, com atuação local e visão global. Ao final do curso, em outubro, acontecerá a efetividade da aplicação da metodologia, dando visibilidade aos projetos elaborados nas escolas estaduais e reconhecendo os melhores resultados alcançados.