As avaliações são ferramentas essenciais e norteadoras de intervenções pedagógicas focadas nas necessidades individuais de cada estudante da rede. A Avaliação Diagnóstica permite que a escola investigue os conhecimentos, competências e habilidades já desenvolvidos pelo estudante e as que ainda estão em desenvolvimento.

Serão aplicadas três avaliações ao longo do ano, a primeira em março Avaliação Diagnóstica, em junho será aplicação da 1ª Avaliação Trimestral e em setembro a aplicação da 2ª Avaliação Trimestral. A partir dos seus resultados, os professores saberão exatamente quais dificuldades precisam ser superadas e, assim, implementar estratégias assertivas de intervenção pedagógica.

Destacamos que a aplicação da Avaliação Diagnóstica é obrigatória pelas escolas estaduais, cabendo à escola oportunizar as condições adequadas aos estudantes para sua realização.

A Avaliação Diagnóstica acontecerá entre os dias 07 a 16 de março de 2022.

Os cadernos de teste estão disponíveis para download no Portal SIMAVE (http://simave.educacao.mg.gov.br)

Serão avaliados os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos.

Na versão digital serão disponibilizados 8 modelos distintos de cadernos de teste, distribuídos de forma aleatória aos estudantes da rede, independentemente da escola em que esteja matriculado.

A aplicação da avaliação diagnóstica poderá ocorrer de três formas distintas: impressa, online/digital pelo aplicativo Conexão Escola 3.0 ou online/digital via web. No website Estude em Casa, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação.