O Calendário Escolar 2022 apresenta as datas comemorativas a serem trabalhadas pela escola: 21 de março, DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL. Criado pela Organização das Nações Unidas, rememora a luta pela conquista de direitos sociais, sendo um estímulo para a reflexão, a fim de que todos tenham seus direitos garantidos, como também se unam para lutar contra o preconceito. A data marca diversas lutas e conquistas do movimento negro por igualdade de direitos, e merece ser lembrada e difundida em sala de aula.

A E. E. Santa Rita, município de Além Paraíba, abordou a temática no 1º EMTI Nivelamento de Língua Portuguesa. A professora Ana Cláudia: “Hoje no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, nossos alunos tiveram um momento de reflexão sobre o tema e confeccionaram cartazes expositivos sobre a conscientização DE RESPEITARMOS O SER HUMANO ACIMA DE TUDO, RESPEITO”​.​

A ​E​. ​E​ ​Professor Clóvis Salgado​,​​ Cataguases,​ realizou roda de conversa​, ​contação de ​h​istória​ e​ ​o​ficina​ com o livro ​"​​M​enina bonita do laço de fita​"​​ nas turmas dos anos inicias do Ensino Fundamental.

ORIGEM

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Johanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. Quando falamos em discriminação racial, é preciso mais do que difundir informações. É preciso compreender as raízes mais profundas desse problema social, destrinchar seu histórico e desenvolver o pensamento crítico-social dos estudantes para nos assegurarmos de que as histórias não se repitam. E é justamente pelo histórico desta data que devemos começar.