A SEE/MG, através da Rede Estadual de Educação Profissional, ampliou a oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais, contribuindo para a profissionalização de jovens e adultos e a participação cidadã no mundo do trabalho, atendendo às demandas da comunidade e dos arranjos produtivos locais.

Para a SRE Leopoldina foram autorizadas aberturas de novos cursos técnicos nas seguintes escolas:

• E.E. Marieta Soares Teixeira: duas turmas de Técnico em Administração, duas turmas de Técnico em Logística e uma turma de Técnico em Agricultura, sendo a última com funcionamento em segundo endereço, na Escola Municipal Antônio Ribeiro Barroso, o IDAIC de Cataguases.
  •   E.E. Sebastião Silva Coutinho: duas turmas de Técnico em Administração e duas turmas de Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

Os cursos são destinados aos estudantes que estão cursando o ensino médio, na rede estadual, inclusive da educação de jovens e adultos, e àqueles que já concluíram, esta etapa de escolaridade, em qualquer rede de ensino.

A previsão de atendimento da SEE/MG para todo Estado de Minas Gerais para o ano de 2016 é de 20.000 vagas em 107 escolas, podendo chegar a 30.000 vagas em 240 escolas no ano de 2017 e 35.000 vagas em 300 escolas no ano de 2018.