O Núcleo de Tecnologias Educacionais de Leopoldina (NTE Leopoldina), através do servidor Danilo Gomes Moreira,  contribuiu com duas oficinas na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023.

Oficinas ofertadas pelo NTE Leopoldina:

    • Canva Docs - Novas possibilidades: Oficina prática e expositiva, que demonstrou as facilidades e possibilidades educacionais na construção de documentos utilizando a inteligência artificial nativa da ferramenta. 

                 Assista a oficina completa abaixo:

 

  • E-mail Institucional e suas atualizações: Oficina ofertada em parceria com os NTEs de Leopoldina, São João Del Rei e Carangola, ministrada pelo servidor Danilo Moreira, Rogério Reis e Jadson Brandão, respectivamente. A formação teve como objetivo ressaltar a importância da utilização segura e consciente da conta institucional, bem como demonstrar as possibilidades e vantagens do uso do Chat e do Spaces como ferramentas de comunicação oficial  para o dia a dia do servidor.

           Assista a oficina completa abaixo:

 


Rogério Reis - NTE São João Del Rei - Ministrando a oficina: E-mail Institucional e suas atualizações

 

Rogério Reis - NTE São João Del Rei - Ministrando a oficina: E-mail Institucional e suas atualizações

Danilo Gomes Moreira - NTE Leopoldina - Ministrando a oficina: E-mail Institucional e suas atualizações

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu uma série de web oficinas didáticas em celebração à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023. A programação especial aconteceu de segunda a sexta-feira, por meio do canal Estúdio Educação, no YouTube.

Com base no tema da SNCT, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, as lives abordaram aspectos de como o conhecimento científico em Ciências Básicas pode ser usado para melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas e universidades, e para desenvolver novas metodologias e tecnologias educacionais.

As capacitações on-line foram voltadas para professores, especialistas e profissionais que atuam nas escolas. O objetivo foi fomentar ações com foco na inovação e no uso de tecnologias digitais na rede estadual de ensino mineira, bem como naturalizar o uso dessas plataformas no processo de ensino-aprendizagem.

Para isso, foram ministradas pequenas oficinas, com cerca de 1h30 de duração, sobre o uso de recursos tecnológicos digitais, metodologias ativas e ações inovadoras que possam ser utilizadas no âmbito educacional, pedagógico e administrativo das escolas da rede.

Os assuntos abordados nas web oficinas foram: formas de utilização das ferramentas Google em estratégias de atividades gamificadas; possibilidades de uso pedagógico de ferramenta de programação; segurança da informação; inteligência artificial; entre outros. Os conteúdos foram ministrados por servidores integrantes das equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino da SEE/MG, especialistas parceiros, Educadores Google e professores da rede.

Web Oficinas

Foram abordados assuntos como: formas de utilização das ferramentas Google em estratégias de atividades gamificadas; possibilidades de uso pedagógico de ferramenta de programação; segurança da informação; inteligência artificial; entre outros. Os conteúdos foram ministrados por servidores integrantes das equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino da SEE/MG, especialistas parceiros, Educadores Google e professores da rede.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Orientada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e instituída pelo Decreto nº 9/2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que já está em sua 20ª edição, é um evento que conta com o apoio de entidades da educação, da tecnologia e da ciência. O objetivo é mobilizar, nacionalmente, a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

 

Assista a todas as oficinas  realizadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina
Avenida Getúlio Vargas, 261
Bairro:Centro Leopoldina- MG
Cep: 36700000
Telefone: (32) 34492350