A capacitação conduzida entre agosto e outubro proporcionou aos servidores a habilidade de criar aulas mais dinâmicas

Durante os meses de agosto a outubro deste ano, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Leopoldina e Uberlândia promoveram o curso “Canva Fácil: do zero às aulas incríveis”, na modalidade de educação à distância (EaD). O curso teve como objetivo capacitar os professores e demais servidores interessados das duas regionais, para aprimorar suas habilidades na criação de conteúdo audiovisual com design inteligente, com o propósito de enriquecer o material didático e tornar as aulas mais dinâmicas.

Nesta primeira etapa, o curso capacitou mais de 200 servidores das duas SREs e a previsão é ampliar a formação para todo o estado, a partir do próximo ano, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para um ensino moderno e eficaz. O curso gratuito foi dividido em seis módulos semanais realizados via Google Sala de Aula, totalizando 40 horas/aula. Esses módulos englobaram desde conceitos básicos da ferramenta até técnicas avançadas para criar recursos educacionais visualmente atraentes, tais como slides, vídeos, animações, cartazes e diversos documentos.

“A ferramenta Canva oferece assinatura premium gratuita para profissionais da educação. Foi a partir disso que tivemos a possibilidade de explorar todos os recursos que a plataforma oferece, e adaptamos à essas ferramentas aquilo que é o dia a dia do professor, como construir plano de aula, calendários diferenciados, cartazes, slides, vídeos, tudo que pudemos adaptar para o formato do educador”, afirmou Cristina Macedo, analista educacional/suporte e pedagógico do NTE Uberlândia e uma das idealizadoras do projeto.

Todas as aulas foram gravadas em vídeo para visualização assíncrona e disponibilizadas em módulos semanais, cada um tratando de um tema específico. Além disso, atividades para reforçar o aprendizado eram realizadas ao término de cada semana. Vídeos com dicas rápidas sobre recursos pontuais e interessantes do Canva também eram disponibilizados esporadicamente para facilitar a criação de conteúdo de maneira ágil e intuitiva.

“Nossa ideia foi fazer com que o curso fosse prático, que o aluno do outro lado precisasse praticar mesmo para conseguir fazer as tarefas, provocando assim um maior aprendizado. E, também, criar uma plataforma on-line para podermos replicar em outras turmas, e poderia ser também oferecido a outras SREs”, explica o também responsável pelo projeto, Danilo Moreira, analista educacional/pedagógico do NTE Leopoldina.