O MEC através da Lei nº 13.415/17 regulamentou o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI. Na perspectiva de integralidade da ação educativa, a SEE-MG aderiu ao Programa, em 2019, convidando o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE de Pernambuco, para atuar como parceiro na concepção compartilhada e no aperfeiçoamento conceitual e metodológico do Programa de Ensino Médio Integral.

 

O cenário atual aponta a necessidade de repensar o modelo de escola e o papel que a instituição escolar terá na vida e no desenvolvimento do jovem e adolescente do século XXI. É o que anuncia o Programa de EMTI de Minas Gerais, com um novo paradigma educacional, centrado no Projeto de Vida dos estudantes tendo em vista a construção de sentido e significado ao papel da escola na vida do jovem. Assim, na E.E. Professor Botelho Reis, em Leopoldina, 290 alunos serão protagonistas de seus processos de aprendizagens, considerando as necessárias para o fortalecimento de suas potencialidades, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências sócio – emocionais na “Escola da Escolha”.

A SEE/MG, em parceria com o ICE, promoveu, nos meses de julho, agosto e setembro, a formação continuada da equipe da SRE responsável pelo EMT I(Giuliano Netto, Iris Meirelles e Sirley Carvalho) e equipe escolar ( diretor, vice-diretores, especialista, coordenador e todos os professores) mediante os conhecimentos na área de gestão pedagógica e projeto de vida, com aplicação dos modelos com ênfase na Parte Diversificada. Assim, os professores estão sendo preparados para executar os Documentos Orientadores propostos para a Educação Integral, tendo como base o Currículo Referência Minas Gerais.

Curso de Formação Inicial para equipe da SRE e profissionais que estão atuando no EMTI da EE Professor Botelho Reis.

 

Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019 os JOVENS PROTAGONISTAS pernambucanos, formados pelo ICE para mediar as atividades dos primeiros dias de volta às aulas na Ação de Acolhimento, apresentaram a “Escola da Escolha” para os estudantes da E.E. Professor Botelho Reis.

 

 
Primeiro Ciclo de Acompanhamento ICE/SEE/SER/ESCOLA para implantação do modelo "Escola da Escolha" - Equipe escolar, líderes de turma, analistas da SRE e Rayssa, consultora pedagógica do ICE. O dia 20 de setembro foi o momento de ouvir, ajustar e preparar para o próximo ciclo de formação que acontecerá em novembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina
Avenida Getúlio Vargas, 261
Bairro:Centro Leopoldina- MG
Cep: 36700000
Telefone: (32) 34492350