O projeto:  “Estudo sobre a História dos Tributos e a importância dos impostos para o Desenvolvimento social na contemporaneidade”, idealizado e desenvolvido pelo professor de história Rodolfo Alves Pereira na Escola Estadual Luiz Salgado Lima foi selecionado como Finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019.

O projeto contou com a participação de alunos do 8º ano Fundamental, e, segundo o próprio idealizador, possibilitou a todos uma reflexão crítica sobre os conteúdos curriculares, além de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos e uma reflexão abrangente sobre a função social dos tributos e a qualidade dos gastos públicos.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal reconhece desde 2012 as melhores práticas de educação fiscal e estimula projetos que tratam da importância social dos tributos, da qualidade da aplicação dos recursos em benefício da sociedade. De acordo com o site oficial da premiação, a edição deste ano bateu recorde de participações com 331 trabalhos de todo o país (216 escolas, 85 instituições, 18 reportagens e 12 projetos de tecnologia). Foram selecionadas para a última etapa seis escolas, cinco instituições, quatro reportagens e quatro projetos de tecnologia.

Nove trabalhos serão os vencedores do ano:  3 escolas, 2 instituições, 2 jornalistas e 2 projetos de tecnologia.  Os prêmios em dinheiro variam de R$ 2 mil a 10 mil.  Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 50 mil em premiação. Os coordenadores dos projetos vencedores (escolas e instituições) serão premiados com R$ 1 mil para cada em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em sua região. A solenidade de premiação acontecerá no dia 28 de novembro na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo.

Vale ressaltar que o projeto finalista em questão também foi selecionado e apresentando no III Seminário Regional Escolas Inovadoras, realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, em 2019.

Saiba mais sobre a prêmiação em: http://www.premioeducacaofiscal.org.br/premio-nacional-de-educacao-fiscal-divulga-finalistas-2019/